Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria
PERCORRENDO UM POUCO A NOSSA HISTÓRIA
O Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria é um Istituto Religioso Apostolico e Internacional.Fundado em 24 de Fevereiro de 1849, em Beziers no Sul da França pelo Padre Pedro António João Gailhac junto com a Irmã Saint Jean.
Tem como Carisma Promover a Vida "Eu Vim para que todos tenham VIDA em abundância"Jo.10,10
O Espírito do Instituto, é um Espérito de Fé e Zelo que se manifesta na simplicidade, na humildade, resposta ao apelo de Deus e proclamaçao do Evangelo.
A Missao das RSCM é: Conhecer e Amar a Deus, torna-Lo conhecido e amado para que todos tenham Vida.
O Nosso Modelo é Maria Mulher de fé e cheia do Espirito Santo, aquela que cooperou com maior fidelidade na obra da Redenção.
Em 1870, o Instituto expandiu-se para Irlanda, prosseguindo depois para vários Países.
Actualmente as Religiosas do Sagrado Coração de Maria, estão presentes na França, Irlanda, Inglaterra , Estados Unidos, México , Portugal, Itália,
País de Gales, Brasil, Escocia, Zimbabwe, Zâmbia, Timor Leste e Moçambique.
O CARISMA E MISSÃO DE GAILHAC CONTINUA EM MOÇAMBIQUE
CHEGADA DAS PRIMEIRAS IRMÃS
As 12 Irmãs Fundadoras chegaram à Moçambique no dia 14 de outubro do ano 1952 na Província da Zambézia, em Quelimane, a pedido do Bispo Dom Sebastião Soares de Recende, Bispo da Beira-Moçambique, que solicitava a presença das Irmãs para um Colégio em Quelimane, que dessem continuidade ao estudo após a Escola Primária, entao denominada Ciclo Preparatória.
EXPANSÃOEM MOÇAMBIQUE
Bem cedo ainda, a Congregação estendeu a sua acção às outras missões tendo assim surgido: A Missão de Morumbala em 1956, o Colégio do Gurué em 1958, a Escola Normal de formação de professores do Dondo em 1961, e no mesmo ano, as Missões de Pebane e Mualama, em 1963, um Lar Universitário femenino em Maputo e a comunidade da Beira e Maputo. Actualmente as RSCM em Moçambique estão em cinco Dioceses, nomeadamente: Maputo, Beira, Manica, Quelimane e Gurué e com seis comunidades distribuidas nas respectivas Dioceses.
RECONHECIMENTO CANÓNICO COMO REGIÃO
Em 1964, Moçambique foi canonicamente reconhecida como Região, Podendo eleger a sua própria Supriora Regional. Em 1966 foi aberto o Noviciado SCM em Quelimane. Por fim em 2003, foi fundada a comunidade Irmã Verónica Ryan na Missão de Sao Paulo de Bárué na localidade de Inhazónia Província de Manica. E com a decisão do Capítulo Geral, em julho de 2019, a Região passa a chamar-se "ÁREA DE MOÇAMBIQUE"
FUNDADORAS EM MOÇAMBIQUE

As 12 Irmãs Fundadoras, nomeadamente: Rev. Madre Inês de Jesus Teixeira, Madre Maria de Pazzi Lima, Madre Maria Verónica Ryan, Madre Maria de Aquino Pereira, Irma Felicidade Campos, Irma Ilda Carvalho, Madre Marie Albert Higgins, Madre Maria Imelda Correia, Madre Maria das Mercês F. Mocho, Madre Maria Regina Marques, Irmã Serafina Gonsalves, Irma Carlinda Vitorino, chegaram à Moçambique no dia 14 de Outubro do ano 1952 na Província da Zambézia em Quelimane,.
CONSELHO da ÁREA de MOÇAMBIQUE
-
Irmã Isabel Cipriano Primeiro
Coordenadora da Área de MoçambiqueIrmã Isabel Cipriano Primeiro, Natural de Macuse-Namacurra
Província da Zambézia foi Nomeada Coordenadora da Area de Mocambique em 2015. O seu Lema é: Na fé, Amar e Servir.
Em 2018 foi renomeada para o segundo mandato,
no serviço do Governo da unidade. -
Irmã Lola Amichone Januário
Conselheira da ÁreaA Irma Lola Amichone Januarionatural de Quelimane aos 28 de Fevereiro, eleita como conselheira da Area de Mocambique desde 2015.
-
Irmã Maria da Natividade P. Invilua
Conselheira da ÁreaA Irma Maria da Natividade P. Invilua, natural de Quelimane, em 01 de Setembro, eleita como conselheira da Area de Mocambique em 2015.